XIX Encontro da Rede de Estudos Ambientais de Países de Língua Portuguesa

Data de Fim: 15 de Setembro de 2017

Universidade Responsável: Universidade Federal do Ceará

Apresentação:

Em 2018, a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) conduzirá um diálogo entre os países Partes para fazerem um balanço dos esforços coletivos em relação aos progressos para atingir os objetivos assumidos no Acordo de Paris. Nesta ocasião os países informarão sobre a preparação das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) para implementar ações de mitigação e remoções das emissões antrópicas, bem como farão as prestações de conta das suas contribuições, contabilizadas de forma a promover a integridade ambiental, a transparência, a exatidão, a comprovabilidade e a consistência dos dados, de acordo com o Artigo 4 do Acordo de Paris. Cinco anos depois, em 2023, as Nações Unidas interpelarão o Mundo e farão uma primeira avaliação global dos níveis de cumprimento das metas estabelecidas para os objetivos do Acordo de Paris. O resultado da avaliação subsidiará as Partes a reformularem e /ou fortalecerem as acções para intensificarem as ações climáticas. Neste contexto, a REALP é interpelada a assumir posição através da reflexão sobre os novos objectivos das Partes e seus impactos sobre as economias afectadas pelas medidas de resposta às novas acções climáticas, alinhando as acções das entidades que integram a REALP com os critérios de financiamento do Fundo Verde do Clima – GCF da  UNFCCCno valor de 100 biliões de dólares anuais. Os métodos e meios para a REALP alcançar este objectivo global serão discutidos no Conselho de Representantes, entendendo-se que a consolidação do Doutorado Internacional em Gestão e Políticas Ambientais desempenha um papel decisivo para a consolidação deste grande objectivo.

Em 2017, a REALP completa 20 anos de sua criação. Seu “PROTOCOLO DE CRIAÇÃO”, assinado em 4 de abri de 1997, necessita de uma profunda revisão, para legitimar os avanços que ultrapassam os objectivos originais e para consolidar a dinâmica que a Rede vem desenvolvendo ao longo do tempo, bem como para sustentar as acções que são portadoras de futuro. Desta forma pretende-se que o Conselho de Representantes promova a actualização do documento básico, que deverá ser submetido ao Conselho Superior, para homologação, durante o XX Encontro, a ser realizado em maio de 2018 na Universidade de Aveiro.