XVIII Encontro da Rede de Estudos Ambientais de Países de Língua Portuguesa

Data de Fim: 17 de Novembro de 2016

Universidade Responsável: Universidade Eduardo Mondlane

Apresentação:

A Rede de Estudos Ambientais de Países de Língua Portuguesa realizou o seu XVIII Encontro em Moçambique, na Cidade de Maputo sob o tema global Transformando nosso mundo: A REALP no caminho de 2030,tendo como anfitriã oficial a Universidade Eduardo Mondlane. 2015 ficaou na História como o ano da definição dos 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, fixados numa cimeira da ONU, em Nova Iorque (EUA). Trata-se da nova agenda de acção até 2030, que se baseia nos progressos e lições aprendidas com os 8 Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, entre 2000 e 2015. Esta agenda é fruto do trabalho conjunto de governos e cidadãos de todo o mundo para criar um novo modelo global para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar de todos, proteger o ambiente e combater as alterações climáticas. A REALP é interpelada para reflectir sobre a sua atuacção neste caminho que não é mais do que a sua área de intervenção desde o momento em que foi criada em 1997.